3 maneiras de usar a realidade aumentada em eventos

avatar

Postado por Alan Morais - 09 Janeiro, 2020

3 maneiras de usar a realidade aumentada em eventos

Com a presença da tecnologia as nossas atividades corriqueiras estão cada vez mais facilitadas, fazemos tudo pelo celular desde compras até pagamentos.

E a sociedade já entendeu o poder que tem um smartphone, por isso surgem iniciativas através do aparelho para transformar 

a experiência do usuário como aplicativos personalizados, gamificação, realidade virtual e realidade aumentada.

Na indústria de eventos essas iniciativas proporcionam experiências memoráveis capazes de oferecer aos participantes vivências positivas e imersivas com marcas e produtos.

Com tantos concorrentes querendo chamar a atenção em uma feira fica difícil transmitir a sua mensagem, por isso é preciso inovar! A Realidade aumentada pode ser a solução ideal para atrair os visitantes e engaja-los no seu propósito.

O que é Realidade Aumentada?

A Realidade Aumentada (do inglês augmented reality - AR) é a sobreposição de objetos, personagens e de outros elementos digitais no mundo real, isto é, uma experiência interativa que combina mundos reais e virtuais.

Um dispositivo como celular ou óculos especiais, tem a capacidade de "aumentar" o que já é uma imagem do mundo real, com uma camada extra de animação digital.

Que fantástico poder misturar elementos reais e virtuais, não é mesmo? Vamos mostrar como a AR pode elevar o nível do seu evento!

Como utilizar a realidade aumentada em eventos

1- Demonstração de produtos

Para algumas marcas é difícil mostrar os seus produtos, por exemplo, em feiras de automóveis é preciso de muito espaço para conseguir exibir todos os veículos, o que pode se tornar inviável.

Com a realidade aumentada esse problema de espaço não existe mais! Os visitantes podem explorar e interagir com todo o conteúdo da empresa em um dispositivo, como um tablet, smartphone ou óculos de AR. É simples assim!

Essa tecnologia pode ser utilizada para todos os tipos de produtos em um evento é só explorar a criatividade e proporcionar ao seu participante uma vivência interativa com os produtos/serviços.

2- Ensine seu público através da gamificação alinhada à realidade aumentada

Não é segredo para ninguém que a gamificação vem sendo muito utilizada nos últimos tempos, especialmente, no setor de eventos.

Use gamificação para demonstrar a correta forma de usar algum determinado produto, e faça perguntas e simulações com realidade aumentada para ver se ele compreendeu.

Se você quiser fazer algo mais envolvente, crie um jogo AR para vários jogadores. Os expositores podem organizar competições amigáveis ​​entre os usuários, tornando uma maneira divertida de interagir com o produto / marca.

3- Cabine de fotos com AR

Um espelho em realidade aumentada é uma ferramenta muito eficaz para atrair e envolver o público. Uma forma de utilizar é através das cabines de fotos em que permite que os espectadores se vejam em um reflexo com componentes aumentados adicionados.

Por exemplo, um estande de uma empresa de turismo pode criar cenários dos principais destinos turísticos para que os visitantes possam tirar fotos como se tivessem ido para aquele lugar. Com certeza irá chamar muita atenção!

Outras empresas podem usar o espelho em seus estandes, especialmente a indústria de beleza ou varejo. Os usuários podem ver como são determinados produtos simplesmente na frente do espelho. Este camarim virtual é uma maneira rápida e divertida de anunciar sua marca.

Exemplos de AR em outros segmentos

Existem diversas possibilidades de usar a Realidade Aumentada não só em eventos.

Na decoração, por exemplo é possível saber se um móvel vai ficar bonito na sua casa, o aplicativo com realidade aumentada simula o tamanho original da peça ou até mesmo que tom da parede vai combinar com a sua sala.

Na área de games, um dos maiores sucesso foi o lançamento do jogo Pokémon Go em que os jogadores tinham que encontrar os Pokémons no mapa através da câmera do celular. O que causou grande impacto na valorização das ações da empresa.

Na literatura, um livro que aborda sobre guerras pode mostrar ao leitor através dos óculos especiais imagens e vídeos de como era naquela época a cada nova página, tornando a leitura mais dinâmica e interativa.

Até na medicina essa tecnologia pode ajudar, em cirurgias remotas, o médico pode auxiliar em um procedimento a quilômetros de distância.

Investimento que vale a pena!

Gerar engajamento em um evento não é uma coisa fácil, por isso é importante investir em soluções que proporcionem experiências diferenciadas.

Investir em Realidade Aumentada é querer transformar o seu visitante em protagonista e propor que seu serviço ou produto realmente pode agregar na vida dele.

E torná-lo personagem principal é oferecer a ele através da AR, todas as informações sobre o produto, no caso de roupas é disponibilizar um serviço plus: dicas de como utilizar a peça que está pensando comprar e em casos mais avançados pode até pagar o produto pelos óculos especiais. E isso tudo é possível com a Realidade Aumentada.

 

42 Labs - Holograma

Posts recentes

Tecnologia RFID - muito além de uma etiqueta

Leia mais

Tendências para eventos em 2020

Leia mais

Realidade aumentada x Realidade virtual: maximize o seu evento

Leia mais