5 maneiras de aplicar a Realidade Virtual

avatar

Postado por Alan Morais - 26 Novembro, 2019

5 maneiras de aplicar a Realidade Virtual

A Realidade Virtual é uma ferramenta tecnológica que permite simular ambientes virtuais em que os usuários passam a ser protagonistas de um cenário, proporcionando uma experiência totalmente imersiva e inesquecível.

Como funciona a Realidade Virtual?

Basicamente a pessoa coloca óculos especiais conectados a um computador que exibe imagens em 360 graus, em que o cenário se movimenta dependendo do posicionamento da cabeça do usuário. Mas o que tem de tão diferente? As telas ou lentes especiais enganam o cérebro, dando a impressão de uma imagem com profundidade. Quanto maior é a definição, mais difícil fica diferenciar o que está sendo visto da realidade.

Assim uma pessoa consegue ficar imersa em um ambiente virtual, interagindo com um cenário já determinado, com outra pessoa ou algum objeto como se estivesse presente fisicamente na sua frente.

As razões pelas quais a realidade virtual está sendo utilizada em diferentes ocasiões é devido ao envolvimento com a marca, associação positiva, alta participação e a experiência divertida.

 

Conheça 5 maneiras de aplicar a realidade virtual

1- Feiras e eventos corporativos

Os eventos corporativos são excelentes estratégias para fortalecer a marca, principalmente para as empresas que buscam consolidar seus produtos e serviços em um mercado competitivo. Tecnologias como a realidade virtual, vem se mostrando como as melhores formas de se diferenciar da concorrência e de se aproximar do público.

Para cada ação é possível utilizar a Realidade virtual de uma forma distinta, com diferentes modelos para estandes, feiras, workshop, congressos, demonstração de serviços, entre outros. Essa tecnologia possui recursos totalmente personalizados oferecendo a experiência imersiva independente do contexto do negócio. É possível criar e simular diversos ambientes e situações de forma precisa, as possibilidades de conteúdos são inúmeras, desde produções totalmente personalizadas até conteúdo pré-prontos.

São muitas as vantagens, podemos considerar uma tecnologia de baixo custo de produção quando comparada a outras ativações em eventos, e o conteúdo é apresentado de forma divertida, fazendo com que as experiências sejam menos cansativas atraindo mais atenção e aprendizado dos participantes. Outra possibilidade são as ferramentas de avaliação que podem ser utilizados na campanha.

2- Treinamentos

Os treinamentos corporativos são bem comuns nas empresas, geralmente são realizados para melhorar a performance, fortalecer o propósito organizacional, informar sobre mudanças, novas políticas ou até mesmo para atualização de colaboradores. Essas capacitações podem variar entre vídeos de orientação, palestras, apresentação de powerpoint, dinâmicas de grupo etc. Todas essas ações demandam tempo e podem parecer pouco atrativa devido ao método.

A realidade virtual vem sendo adotada como ferramenta pelo departamento de recursos humanos, já que é possível otimizar os treinamentos e garantir ótimos resultados. O colaborador é imerso em um vídeo 360º, na qual participa de atividades interativas em que é necessário responder perguntas propostas pelos seus avaliadores, é possível através de aplicativo customizado gerar planilha com dados sobre os resultados de cada colaborador, analisando quais pontos são necessários dar mais atenção.

Um fator que cabe ressaltar é que não há necessidade da equipe se deslocar para participar do treinamento, é muito simples transportar os equipamentos.

3- Saúde

Uma área que vem adotando a realidade virtual com bons resultados é a medicina. A tecnologia permite que o médico possa aprender e treinar um procedimento quantas vezes for necessário e o melhor de tudo sem colocar a vida de nenhum paciente em risco. Para estudantes que precisam aprender é possível fazer cirurgias em um ambiente virtual e analisar quais são as melhores escolhas.

Já são utilizadas nos tratamentos de autismo, fobias, terapia para idosos com movimento limitado e entre outros.

4- Educação

Quando bem utilizada a tecnologia pode te levar para lugares que nunca imaginou. Já pensou viajar pelo sistema solar, voltar na era dos dinossauros ou vivenciar o que aconteceu na 1ª Guerra mundial? Sim, com a realidade virtual muitos educadores estão utilizando dessas técnicas para o aprendizado dos alunos. A ideia por trás da tecnologia aplicada à educação é otimizar o currículo escolar, economizar em material e aumentar o interesse dos jovens, já habituados à tecnologia na rotina.

5- Produtos e serviços

Já foi comprovado que a realidade virtual tem um maior envolvimento, taxa de cliques e provoca ótimas sensações, muito melhor do que a mídia tradicional. Por isso, pode se afirmar que as pessoas estão mais dispostas a mergulhar em uma experiência divertida do que conversar com um representante de vendas.

Assim as marcas estão sentindo a necessidade de inovar, especialmente na demonstração de seus produtos, em lojas de aparelhos eletrônicos é possível pegar o aparelho, observar todos os detalhes e o seu funcionamento. Ou até mesmo o lançamento de um novo modelo de carro abordando o visual e os novos recursos, são diversas possibilidades!

Sucesso com a Realidade Virtual

Para ter sucesso no uso da realidade virtual você precisa inserir o seu cliente como protagonista do ambiente, mais do que isso é necessário oferecer um roteiro com uma história bem construída e que agregue valor, principalmente se o objetivo for gerar reconhecimento de marca.

Assim como a Realidade Virtual tem o poder de transformar o seu evento, há outras ferramentas como o holograma que pode alavancar ainda mais a experiência do cliente, pois utiliza a projeção em 3D junto com os displays de alta definição que proporciona um ambiente moderno, inovador e tecnológico.
As soluções tecnológicas vão garantir o sucesso do seu evento!

42 Labs - Holograma

Posts recentes

Tecnologia RFID - muito além de uma etiqueta

Leia mais

Tendências para eventos em 2020

Leia mais

Realidade aumentada x Realidade virtual: maximize o seu evento

Leia mais