7 Vantagens para usar RFID no seu evento

avatar

Postado por Alexandre Pinto - 10 Dezembro, 2019

7 Vantagens para usar RFID no seu evento

Ao entrar em um evento a primeira coisa que notamos é se há fila na recepção, quando tem surgem dois pensamentos: primeiro “o evento está tão bom que a fila está grande” ou segundo “que evento mal organizado!”. Entre as duas opções podemos garantir que a segunda opinião é o que mais prevalece, pelo menos para o público. Ninguém gosta de ficar parado esperando na fila, muitos chegam até a desistir. O que para os gestores de eventos podem ser sinal de sucesso, para outros é uma infelicidade.

Nesta situação uma ferramenta que pode ajudar a evitar filas é o RFID (radio frequency identification), que nada mais é do que identificação por radiofrequência, muito mais simples do que possamos imaginar e uma solução completa para o seu evento.

A tecnologia sem fio vem se tornando uma das atrações de festivais de músicas, gastronomia e eventos corporativos que vem encantando os participantes o oferecendo uma experiência interativa.

Como funciona o RFID em eventos?

Com um chip colocado no cartão, pulseira ou crachá o sistema RFID se comunica com um scanner por um sinal de rádio e esse chip pode ser utilizado para várias funcionalidades como: controle de entrada ou passagem, pagamento, etc, e o mais interessante para os produtores de eventos é que o RFID torna possível capturar mais informações sobre os participantes. Listamos algumas vantagens dessa tecnologia:

1- Evite filas!

Agora você não precisa imprimir várias listas de presença para confirmar manualmente a participação de cada um. Com RFID a entrada em um evento é mais rápida e fácil do que outros mecanismos, basta o participante acenar com a pulseira ou o crachá sobre o sensor e pronto, pode entrar!

É tão simples de usar que não é necessário treinamentos para a equipe de segurança, pois o equipamento sinaliza com a cor verde que “pode ir” e com a cor vermelha “pare”, isso impede erros humanos e ajuda a minimizar a quantidade de funcionários na entrada.

2- Controle as áreas VIPs

Permita a entrada rápidas dos seus convidados exclusivos em áreas VIPS, é possível controlar o fluxo e identificar quem é autorizado. O RFID permite que você resolva as solicitações de atendimento aos clientes especiais onde quer que estejam no local.

3- Dinheiro em espécie, nunca mais!

Os participantes podem pagar pelos alimentos, bebidas, produtos personalizados com as pulseiras, ao invés de carregar dinheiro ou cartões de crédito. E de acordo com pesquisas americanas as pessoas gastam até 20% a mais em eventos ao utilizar RFID em vez de dinheiro. Simples, seguro e rápido!

4- Tenha controle de dados

As informações sobre seu público são obtidas em tempo real, você consegue ver quais são os lugares que eles estão indo e até ajustar alguns detalhes, como a falta de bebida, aumentar o número de funcionários em determinados locais, organizar estandes em lugares estratégico quando o eventos tem vários dias e entre outros.

É possível coletar dados de forma individual, pois no registro das pulseiras pode ser vinculado o e-mail ou um perfil de rede sociai e essas informações podem ser coletadas para ações futuras.

5- Tenha mais segurança!

Os chips possuem uma camada extra de segurança o que faz com que seja quase impossível duplicar, ou seja, não há chances de ingressos falsificados, pois cada um está associado a um ID individual. E se tiver casos de perdas de pulseiras dá para desativar a perdida e emitir outra.

6- Expositores e patrocinadores também ganham com RFID

Além de oferecer aos convidados experiências divertidas e interativas, você consegue envolver as pessoas em sorteios, pesquisas de opinião e competições, através do toque de suas pulseiras. Uma ótima oportunidade de coletar informações específicas para avaliar o resultado.

7- Ofereça atrações criativas

Que tal utilizar cabines de fotos que podem ser habilitadas com RFID e serem enviadas automaticamente para o e-mail do participante? Sim, é uma das possibilidades com o uso de RFID e dá para pensar em muitas outras, é só deixar a sua criatividade livre!

Transforme seu evento em um sucesso com RFID

O uso da tecnologia criativa em um evento agrega muito valor para a empresa, porém é preciso ficar atento na escolha de um fornecedor. Cada evento tem uma proposta diferente, procure um prestador de serviços que faça um projeto de qualidade, personalizado e com as melhores soluções criativas para você!

Parceiros de excelência oferecem diversas possibilidades, como o uso de hologramas, aplicativos, vídeo mapping, realidade virtual e aumentada, entre outros, tudo o que é necessário para que seu evento seja inesquecível!

42 Labs - Holograma

Posts recentes

Tecnologia RFID - muito além de uma etiqueta

Leia mais

Tendências para eventos em 2020

Leia mais

Realidade aumentada x Realidade virtual: maximize o seu evento

Leia mais