Gamificação em eventos corporativos

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Postado por Alan Morais - 02 Janeiro, 2020

Gamificação em eventos corporativos

O desafio das marcas é propor algo diferente para os seus consumidores, especialmente no setor de eventos. Com o surgimento de novas tecnologias criativas os organizadores podem explorar ainda mais opções para gerar bons resultados.

A gamificação para eventos é uma tendência crescente devido seu alto grau de envolvimento. E se você ainda não conhece os benefícios dessa ferramenta a sua empresa pode estar perdendo grandes oportunidades de aumentar o ROI, agregar valor à marca e promover uma experiência memorável.
Então chegou a hora de aprender sobre jogos interativos e saber quais são os benefícios para eventos.


O que é gamificação para eventos?

Gamificação de eventos nada mais é do que o uso do mecanismo de jogos para envolver participantes de uma forma criativa, e fazer com que atinjam as metas propostas naquele encontro.

E qual é o motivo de dar tão certo? Todos nós sabemos como um jogo pode ser divertido e viciante, trazer esses elementos para uma determinada situação, desperta a vontade e o entusiasmo do participante.

Como promover produtos e serviços em jogos?

Gamificar os esforços de marketing é uma alternativa fantástica de atrair rapidamente a atenção do seu público-alvo, e fazer com que a sua propaganda ou conteúdo não seja ignorada , muito pelo contrário gere envolvimento.

É possível aprimorar suas estratégias de marketing por meio dos jogos, mas o produtor de eventos tem que estar atento, pois o público não dá tanta credibilidade quando a intenção é apenas vender. O enredo dos games precisa fazer sentido e conectá-los de uma forma especial.

Por isso é importante agir com equilíbrio entre marketing real, transparência e com uma maneira divertida e agradável de envolver as pessoas, como os games.

Por exemplo, se a sua intenção é aumentar o tráfego no seu estande, use o jogo a seu favor. Crie categorias baseadas nas atividades, recompense cada ação do jogador. No aplicativo do evento insira informações, placares e regras, transforme o app em um ambiente interativo, com informações em tempo real e estimule o networking.

Vantagens de utilizar games interativos:

1- Aumenta o envolvimento do público-alvo

Os elementos dos jogos chamam atenção do jogador, de uma forma quase que inexplicável. Com o uso de games interativos os jogadores perdem a noção de tempo e ficam totalmente focados. Use desta ferramenta para transmitir a mensagem ao seu público, nesse momento eles estão prestando atenção em você!

2- Todos engajados em um único propósito

Através da temática dos jogos, os participantes vivenciam vários desafios para alcançar um único objetivo que será determinado por você. É interessante transmitir mensagens coerentes com a conduta da empresa e não apenas colocar a marca como um destaque.

3- Gere receita

Histórias envolventes atraem atenção e causam sentimentos que os jogos podem proporcionar, assim você aumenta o número de clientes e consequentemente gera mais receita.

4- Ambiente descontraído

A gamificação torna seu ambiente mais atraente. Ele incorpora um cenário atrativo que cria impressões admiráveis. Isso distrai os participantes de momentos negativos. Ao mergulhar nessa outra realidade, os participantes se sentem parte de uma história.

Como mensurar o retorno dos jogos interativos?

Ao iniciar o planejamento do evento é importante atentar-se ao retorno do investimento (ROI) da implementação dos games que serão propostos e para isso será necessário definir os índices de performance (KPIs). Definir essas métricas são importantes para estabelecer as regras do jogo e comunicar aos participantes quais são os objetivos da empresa.

O rastreamento de vários indicadores ao mesmo tempo pode ajudar os organizadores a ter uma ideia de como eles funcionam em geral e a entender o que precisa ser alterado para aumentar o ROI do evento.

Você também pode tentar definir metas definidas como uma porcentagem, como 10 a 20% a mais de algum elemento que queira melhorar. Por exemplo, a participação de convidados em determinada atração.

Decidi que quero trabalhar com jogos no meu evento, o que devo fazer?

Você quer começar a implantar jogos interativos no seu evento, mas não sabe como? Iremos listar alguns passos para transformar essa experiência em um sucesso:

1- Estipule o seu orçamento

2- Desenvolva os objetivos que deseja alcançar

3- Pense em premiações que mantenha o seu público engajado

4- Escolha um fornecedor que pense em conjunto nas melhores estratégias de games para eventos

5- Escolha um aplicativo ou desenvolva um personalizado, criado especialmente para o evento. Com certeza nessa etapa o prestador de serviços irá orientar quais são as possibilidades.

Jogar não significa ganhar!

É importante o gestor de evento tenha em mente que as pessoas que vão prestigiar um encontro não vão para vencer algo e sim para vivenciar experiências, aprenderem, conhecer pessoas e compartilhar conhecimento. Por isso suas ideias de jogos interativos não podem ser apenas na intenção de ganhar prêmios ou vencedores individuais, caso isso aconteça o efeito será inverso, você irá perder o envolvimento e terá pessoas insatisfeitas

Uma dica que pode ajudar é incluir alguns prêmios ao longo do caminho, mas escolha jogos e atividades que tenham outros objetivos além de alguma doação ou recompensa física.

Os participantes querem agregar valor e ter uma experiência com a marca, com as estratégias certas é possível garantir excelentes resultados. Outra possibilidade de maximizar resultados é o uso da gamificação com outras tecnologias inovadoras como a Realidade Virtual, a combinação das duas resulta em uma experiência totalmente imersiva. Se ainda não conhece a Realidade virtual, veja aqui.

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