Gamificação em treinamentos profissionais traz excelentes resultado

avatar

Postado por Alan Morais - 07 Janeiro, 2020

Gamificação em treinamentos profissionais traz excelentes resultado

O mundo dos games está revolucionando todos os setores. Podemos ver a aplicabilidade da gamificação inclusive nas organizações que utilizam desta didática para treinamentos e desenvolvimento de habilidades.

Geralmente os gestores encontram dificuldades quando o assunto é capacitação de funcionário, em um contexto em que as tecnologias estão presentes no dia a dia e que diferentes marcas buscam oferecer vivências diferenciadas para seus consumidores, qual seria o motivo de não integrar essa realidade com a sua equipe interna?

Utilizar em uma reunião a boa e velha metodologia do slide, telas do programa da empresa, excel ou outras, podem ser efetivas, porém são exaustivas e nenhum um pouco atrativas. Seria muito bacana transformar o conteúdo da qualificação em uma experiência divertida e integrativa, não é mesmo? Principalmente porque quando as pessoas estão descontraídas a tendência do aprendizado é muito maior.

Gamificação x Jogos

Muitas pessoas confundem esses dois termos, para não gerar mais confusão iremos abordar a diferenciação entre os dois termos.

A gamificação é o uso da metodologia de jogos para fazer com que o participante atinja o objetivo estabelecido.

O jogo é uma atividade com regras definidas que tem o intuito de entreter as pessoas, mas não tem ligação com a vida real.

A diferença entre ambos é que a gamificação utiliza da mecânica dos games para alcançar objetivos reais baseado no cotidiano de uma forma mais dinâmica e interativa, não é focado apenas na diversão e sim motivar os jogadores a atingirem a meta que implica em resultados concretos. Diferentemente dos jogos que divertem com situações fora da realidade.

7 Habilidades profissionais que a gamificação ajuda a desenvolver

Aderir a gamificação é uma ótima estratégia para tornar as atividades corporativas mais dinâmicas, engajadoras e eficientes. Usada corretamente pode maximizar ainda mais os resultados, especialmente na gestão de pessoas. Iremos listar algumas habilidades que podem ser desenvolvidas pelos colaboradores através da metodologia dos games:

1- Concentração

Não há nada mais eficaz para prender a atenção do que um jogo. Quando estamos jogando ficamos tão envolvidos que o único foco é o jogo e raramente fazemos outras atividades ao mesmo tempo. Por isso é o melhor momento para transmitir a mensagem para seu colaborador.

2- Persistência

Persistência essa é a palavra. Não ficamos satisfeitos enquanto não passamos de fase no jogo e isso faz com que a gente tente quantas vezes for necessário para atingir determinado objetivo, diferentemente da vida real em que as vezes desistimos por encontrar muitos desafios. Isso contribui para que o colaborar insista para solucionar problemas.

3- Motivação

Estimular a motivação nos funcionários não é uma tarefa fácil, é muito complicado pensar em estratégias de incentivo. Com a gamificação o engajamento acontece de forma natural, pois o objetivo do jogo é claro e a vontade de vencer motiva e traz a sensação de realização.

4- União

O desenvolvimento de estratégias de gamificação ajuda promover a integração, com a formação de equipes é necessário que todos colaborem para alcançar o objetivo, como diz aquele ditado "a união faz a força". Uma equipe unida e com o mesmo propósito faz toda a diferença no ambiente de trabalho e tem mais facilidade em atingir os resultados.

5- Competição saudável

A competição faz com que as pessoas queiram se destacar no ranking. Com a gamificação os colaboradores tendem a dar o melhor de si, cabe aos organizadores planejar uma competição saudável que não crie nenhum tipo de atrito, apenas estimular as habilidades e o sentimento de equipe unida. No ambiente de trabalho é importante incentivar a todos e premiá-los de forma diferente para que todos se sintam importantes.

6- Gestão do tempo

Em alguns jogos tem um tempo estipulado que você precisa concluir uma missão. Com a gamificação é possível explorar o senso de urgência nas tarefas do trabalho. O desenvolvimento dessa habilidade irá possibilitar uma melhor gestão do tempo e o colaborar conseguirá dar foco nas tarefas mais urgentes.

7- Autoavaliação

Avaliar quais são as dificuldades para passar para a próxima fase é um momento muito importante para entender o que está fazendo de errado. Nos games é possível avaliar o desempenho e buscar formas de melhorar, o que é muito importante no ambiente de trabalho e pode ser desenvolvido com a gamificação.

Otimize os resultados da sua equipe com a gamificação!

Desenvolva uma estratégia corporativa com a gamificação para engajar, motivar, transformar materiais complexos em conteúdos simplistas e utilitários e estimular a capacidade da sua equipe de solucionar problemas, mas de uma forma divertida e envolvente.

Usar a metodologia dos games irá trazer muitos pontos positivos para a sua equipe e ótimos resultados para a empresa, mas lembre-se é importante ter clareza nos objetivos.

Existem fornecedores especializados no desenvolvimento de jogos e ações de gamificação para as organizações que inclusive associam outras soluções tecnológicas como aplicativos personalizados para maximizar a experiência do jogador.
Escolher um prestador de qualidade é garantir que sua estratégia seja um sucesso!

 

42 Labs - Holograma

Posts recentes

Tecnologia RFID - muito além de uma etiqueta

Leia mais

Tendências para eventos em 2020

Leia mais

Realidade aumentada x Realidade virtual: maximize o seu evento

Leia mais