Realidade aumentada x Realidade virtual: maximize o seu evento

avatar

Postado por Alan Morais - 14 Janeiro, 2020

Realidade aumentada x Realidade virtual: maximize o seu evento

Para que seu evento seja bem-sucedido é preciso se reinventar. Encontros que não proporcionam boas lembranças, já não fazem mais sentido. O público precisa ser envolvido em um enredo e vivenciar situações memoráveis.

A Realidade Aumentada (AR) e a Realidade Virtual (RV) garantem de formas diferentes uma nova realidade aos participantes. Essas tecnologias já vêm sendo utilizadas por produtores que pretendem engajar seus visitantes e oferecer uma experiência fantástica com a marca.

Qual é a diferença entre Realidade Aumentada e Realidade Virtual?

A Realidade Aumentada é aquela que você mistura elementos reais e digitais. Os usuários interagem com imagens sobrepostas à medida que se movem pelo mundo real, um exemplo muito utilizado atualmente são os filtros do Instagram. Esse efeito ocorre devido ao uso de óculos especiais ou smartphones.

Já a Realidade Virtual não está associada ao mundo real, na verdade são simulados ambientes virtuais em que o usuário tem uma experiência totalmente imersiva e dinâmica com o suporte de equipamentos como óculos conectados a um computador e fone de ouvido.

Basicamente a diferença é que em um você utiliza elementos digitais no mundo real e no outro é totalmente focado no ambiente virtual.

Benefícios do uso da Realidade Aumentada e Virtual em Eventos

A tecnologia traz diversas possibilidades para deixar seu evento moderno e divertido. Conheça os benefícios:

1- Explore os sentidos

Com a AR você pode adicionar camadas visuais ao seu evento e elevar a experiência sensorial de seus convidados. Como por exemplo criar um app em AR para sinalizar todo o ambiente, sem precisar gastar muito com a sinalização tradicional.

2- Destaque-se da concorrência

Se estiver trabalhando em um espaço muito competitivo como em um estande, ganhe vantagem e se destaque, ainda são poucos organizadores de eventos que usam realidade aumentada e virtual, faça do seu ambiente atrativo.

3- Transforme a experiência com AR e VR

Com essas ferramentas tecnológicas a experiência do visitante será única, imersiva e interativa. Com a realidade virtual eles podem viajar para o lugar dos seus sonhos, experimentar emoções como se tudo estivesse acontecendo de verdade.

Da mesma forma que a realidade aumentada permite que os usuários deem um toque pessoal ao conteúdo publicado ou online que eles 'aumentam' aplicativos personalizados para smartphones.

4- O foco do seu visitante estará no seu conteúdo

Em um ambiente imersivo o seu cliente estará focado apenas na sua marca. Personalize os seus conteúdos e deixe-os atrativos. Materiais bem elaborados chamam a atenção e despertam interesse.

Maximize o seu evento

Ambas tecnologias são oportunidades incríveis de alavancar exposições e feiras, principalmente em um cenário tão competitivo.

Investir em espaços amplos de estandes e exibições chamativas é uma maneira de chamar a atenção. Mas fazer uso de tecnologia inovadora para criar experiências únicas e imersivas que podem transformar completamente a visão do visitante, isso sim é maximizar resultados.

Agora que você já sabe quais são os benefícios listamos algumas ideias para que seu evento seja um sucesso:

  • Crie uma situação em que mostre todo o potencial do seu produto, por exemplo: se for uma empresa de mergulho, simula um passeio de mergulho e impacte os seus visitantes.

  • Proponha patrocínio através de gamificação com caça ao tesouro em realidade aumentada, assim que o participante achar o tesouro direcione ao seu estande e entregue um prêmio real.

  • Prepare o ambiente, além de estimular a visão e audição com a realidade virtual, insira outros elementos que estimulem os sentidos como o olfato, perfumes são essenciais para garantir uma imersão profunda.
  • Tem um novo produto ou propriedade para mostrar que ainda não foi construído? Em vez de confiar na imaginação dos participantes da exposição, ajude-os a visualizar o que está por vir com a tecnologia imersiva.

  • Quando o evento tem mais de uma edição e conquistou os participantes, eles tendem a voltar nos próximos anos e guardar os nomes para alguns é uma tarefa complicada. A realidade aumentada pode resolver esse problema com crachás virtuais e cartões de visita extremamente legais que você pode ver com um smartphone.

Essas são apenas algumas ideias para incentivar o uso de realidade aumentada e virtual, mas quando o assunto é tecnologia criativa deixa sua imaginação voar!

42 Labs - Holograma

Posts recentes

Tecnologia RFID - muito além de uma etiqueta

Leia mais

Tendências para eventos em 2020

Leia mais

Realidade aumentada x Realidade virtual: maximize o seu evento

Leia mais